Interotos

Sinusite

 

– O que é sinusite e quais são os principais sintomas deste problema?

A sinusite é definida pela presença de inflamação na mucosa dos seios da face.
Os principais sintomas da sinusite são a secreção nasal espessa ou amarelada/esverdeada, juntamente com dor de cabeça ou sensação de pressão no rosto. Pode existir também obstrução nasal, diminuição do olfato e sensação recorrente de secreção descendo na garganta.

 

– Qual a diferença entre sinusite aguda e sinusite crônica?

Chamamos de sinusite aguda quando os sintomas estão presentes por um tempo menor que 12 semanas. Já na sinusite crônica, os sintomas persistem por mais de 12 semanas.

 

– Quais são as causas da sinusite?

A doença pode surgir devido processos infecciosos ou alérgicos, desvio septal que atrapalhe a drenagem da secreção nasal, problemas odontológicos como implantes dentários que entram em contato com o seio maxilar e, por último, pólipos nasais que atrapalham a drenagem dos seios da face.

 

Exame de vídeoendoscopia nasal com secreção branca espessa drenando do seio maxilar esquerdo e pólipo nasal no meato médio esquerdo

 

– Como é feito o diagnóstico da sinusite?

O diagnóstico da sinusite é clínico, ou seja, é feito primariamente pela história e exame físico realizados no consultório médico. No entanto, exames complementares como Nasofibroscopia flexível e Tomografia da face ajudam a confirmar o diagnóstico e programar o tratamento.

Tomografia da Face sem sinais de sinusite ou desvio septal

Tomografia da face com sinusopatia etmoidal (seta azul)

Tomografia de face com sinais de espessamento mucoso nos seio maxilar (setas)

Tomografia de face com sinusite maxilar a direita de causa odontogênica (seta azul no implante dentário)

 

– Qual o tratamento da sinusite?

A sinusite pode ser tratada de duas maneiras: através de medicamentos ou por cirurgia. Podem ser usadas medicações como corticóides nasais ou orais, antibióticos, descongestionantes, lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% ou hipertônico 3%. Quando o tratamento medicamentoso não é eficaz, é indicado  tratamento cirúrgico.

 

– Como é feita a cirurgia para sinusite?

A cirurgia para sinusite é chamada de sinusectomia endoscópica pois se utiliza um aparelho de endoscópio ligado ao sistema de câmera + vídeo. Essa cirurgia tem como objetivo melhorar a aeração dos seios da face e facilitar a drenagem das secreções nasais.
Apesar de ser uma cirurgia realizada com anestesia geral, é um procedimento classificado como de baixo risco, geralmente dura de 1 a 2 horas e o paciente muitas vezes tem alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.

Cirurgia endoscópica para sinusite, também conhecida como sinusectomia