Exames
Exames Otorrinolaringológicos
NASOFIBROSCOPIA
A Nasofibrolaringoscopia é o exame realizado pelo otorrinolaringologista para avaliação mais detalhada do nariz e garganta do paciente. Apesar do nome complicado, é um procedimento simples que dura apenas alguns minutos e consiste na introdução de uma fibra ótica flexível que avalia desde as cavidades nasais até as cordas vocais para avaliação das estruturas anatômicas.É um exame auxiliar para diagnóstico de hipertrofia de adenóides, rinite, sinusite, desvio de septo, distúrbios da voz e da deglutição.
A Nasofibrolaringoscopia pode ser realizada em pacientes de todas as idades. O exame pode ser complementado pela utilização de luz estroboscópica, líquidos (testes de deglutição) e movimentos da corda vocal.
NASOFIBROSCOPIA FUNCIONAL DE DEGLUTIÇÃO
É usado para definir o grau de disfagia (dificuldade para deglutir) em pacientes com essa queixa.
Fundamental para descartar a ocorrência de aspiração nos pacientes debilitados.
STREPTESTE
As amidalites podem ser causadas por vírus ou por bactérias. A idade e alguns sinais e sintomas ajudam o pediatra a diferenciar o agente causador da infecção, mas nem sempre são suficientes para assegurar o diagnóstico. Para auxiliar, podemos utilizar um teste simples e rápido, denominado STREP TEST.
Quando a amidalite é causada por bactéria, 90% dos quadros são devido ao Streptococcus pneumoniae. Se o STREP TESTE for positivo, significa que muito provavelmente a amidalite está sendo causada por esta bactéria e fala a favor da necessidade do uso do antibiótico.
Mas lembre-se: o exame é AUXILIAR, cada caso é individual e a experiência do médico deve sempre ser levada em consideração!