O Nutricionista é o profissional especializado na avaliação da alimentação, em relação à quantidade e qualidade, dentro do contexto individual de cada paciente. A alimentação e a nutrição, junto com a atividade física, são os pilares de uma vida saudável. Uma alimentação balanceada resulta em promoção, manutenção e recuperação da saúde. Sendo assim, os cuidados com a dieta devem sempre ser considerados para prevenção de doenças, bem como para seu tratamento.

O atendimento realizado pelo Nutricionista Funcional busca o equilíbrio do organismo, a interação do alimento com o corpo, as reações que podem causar e todo o processo de digestão e absorção dos nutrientes. Compreendendo isso é possível garantir que todo o processo aconteça de forma completa, identificando possíveis sintomas que podem estar relacionados a carências nutricionais. O processo vai muito além da contagem de calorias e da quantidade de alimento ingerida.

A consulta compreende uma avaliação global do paciente, incluindo:

  • Rotina e hábitos de vida
  • Medidas antropométricas (peso e circunferências)
  • Composição corporal (porcentagem de massa magra e massa gorda)
  • Avaliação de exames laboratoriais

Ao final, é elaborado um cardápio personalizado incluindo receitas e orientações de compras. Tudo isso respeitando a realidade do paciente e considerando o objetivo individual. Assim, torna-se possível unir saúde e qualidade de vida com o bem estar físico que cada pessoa deseja!

O atendimento da nutrição funcional é voltado tanto para pessoas saudáveis que querem melhorar hábitos alimentares, quanto para quem tem doenças associadas. A nutrição pode prevenir e/ou colaborar no tratamento de diversas patologias como diabetes, colesterol alterado, hipertensão, alergias, gastrite, problemas gastrintestinais, doenças respiratórias (rinite, sinusite, asma), síndrome dos ovários policísticos, depressão, ou ainda queixas como baixa imunidade, alteração de peso, TPM, queda de cabelos, unhas fracas, acne e falta de energia.

 

Exames disponíveis:

O exame de Bioimpedância é um importante método usado para acompanhar de perto a evolução de cada pessoa durante a dieta. Ela levanta informações detalhadas sobre o porcentual de gordura, músculo, hidratação, além, claro, do peso do paciente. Desse modo, os nutricionistas e nutrólogos podem construir uma dieta individualizada para cada pessoa.