Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.

Os serviços oferecidos pela clínica são:

TRAUMATO-ORTOPEDIA e REEDUCAÇÃO POSTURAL:

Assistência para pacientes com alterações do sistema musculo-esquelético, lesões decorrentes de fraturas, entorses, contusões musculares e/ou luxações, para todas as idades, de crianças a idosos.

As principais indicações de fisioterapia são:

  • Patologias inflamatórias: – bursites, tendinites e miosites;
  • Patologias degenerativas: osteoartrose, esporão de calcâneo, síndrome do impacto;
  • Patologias decorrentes de trauma: – fraturas, luxações, contusões, rupturas musculares e ligamentares;
  • Patologias decorrentes do uso excessivo e/ou inadequado de qualquer segmento

A Fisioterapia aplicada à traumato-ortopedia é capaz de promover:

  • Alívio da dor
  • Auxílio na resolução de processos inflamatórios e cicatriciais
  • Melhora do comprimento muscular
  • Melhora da força muscular
  • Melhora do padrão da marcha (quando causado por patologia ortopédica)
  • Retorno as AVD (atividade de vida diária) e AVP (Atividade de vida prática)

 

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

A fisioterapia Pneumofuncional (respiratória) tem variadas formas de abordagem no tratamento dos pacientes com disfunções respiratórias, dentre elas manutenção e/ou melhora da ventilação alveolar, prevenção de crises respiratórias, auxílio na eliminação de secreções, educação ao paciente, suporte ventilatório nos períodos de crise e/ou insuficiência respiratória e melhora da capacidade física.

Para o tratamento, o Fisioterapeuta utiliza técnicas manuais e/ou instrumentais, exercícios específicos, orientação quanto ao posicionamento postural. É indicada para adultos e crianças com disfunção respiratória aguda, cronica ou cronica agudizada como asma, bronquite, enfisema pulmonar, fibrose cística, respiração bucal, apneia do sono, entre outras.

MICROFISIOTERAPIA

Constantemente o nosso corpo luta contra agressões de diferentes naturezas e intensidades provindas do exterior (micróbios, toxinas, choques físicos ou emocionais) ou do interior (fraqueza de um órgão, cansaço, problemas existenciais). Pela ação do nosso sistema imunológico o nosso organismo busca se auto corrigir em silêncio, sem que possamos perceber. Contudo, se estes agentes agressores não forem identificados ou reconhecidos, ou forem muito fortes, o corpo não é capaz de reagir de forma eficaz e a agressão deixa, então, uma espécie de “cicatriz” nos tecidos, uma alteração do ritmo vital do tecido, uma memória do acontecimento. Apesar deste vestígio causar uma impressão de cura, o acúmulo destas memórias pode fazer com que apareçam dores e doenças, e geram um enfraquecimento do nosso organismo, reduzindo suas capacidades de defesa e favorecendo o surgimento das alterações crônicas.

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual desenvolvida e estudada desde 1983 pelos franceses Daniel Grosjean e Patrice Benini. Baseados nos estudos da embriologia, filogênese e ontogênese, desenvolveram mapas corporais específicos (similares aos meridianos de Medicina Oriental) e gestos manuais também específicos e suaves que permitem identificar a causa primária de uma doença ou disfunção, e então estimular a auto-reparação tecidual através da eliminação natural destas memórias, cicatrizes que enfraquecem nosso organismo, permitindo-nos reencontrar as capacidades perdidas, muitas vezes mesmo após anos.

ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL

Antigamente conhecida como Fisioterapia Estética, a FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar (pele) cujo comprometimento pode estar relacionado a alguns distúrbios metabólicos, linfáticos, endócrinos, dermatológicos, neurológicos e do sistema osteomioarticular. São disfunções inseridas no exercício profissional da fisioterapia dermatofuncional a obesidade, a flacidez de pele, a gordura localizada, as estrias  e as cicatrizes, entre outras disfunções.

Atua nas condições dermatológicas integradas com a qualidade funcional do indivíduo, estando relacionada com a funcionalidade dos tecidos. Está ligada a uma abordagem multidisciplinar, associando a fisioterapia com nutricionistas, profissionais de educação física, endocrinologistas, dermatologistas, angiologistas e cirurgiões plásticos, garantindo melhores resultados e satisfação ao paciente.

Os recursos utilizados pelos profissionais atuantes podem ter ação isolada ou de terapia combinada, associando dois agentes ou mais, sejam eles térmicos, elétricos, mecânicos e fototerapêuticos.

Os serviços oferecidos na InterOtos são:

HECCUS: tratamento estético feito com um equipamento moderno que combina ultrassom de alta potência, correntes elétricas Aussie (correntes de média frequência) e correntes elétricas polarizadas. Tratamento efetivo em celulite, gordura localizada, drenagem linfática e fortalecimento muscular.

MASSAGEM MODELADORA: massagem feita com movimentos mais fortes e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele, mobilizando gordura e celulites.

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL: técnica de massagem com movimentos finos, suaves e superficiais, cuja função é drenar os líquidos excedentes que extravasaram das células, permitindo a livre evacuação de toxinas e dejetos metabólicos presentes em várias partes do corpo.

MASSAGEM RELAXANTE COM HEIKI E PEDRAS: massagem com óleos aromatizados para relaxamento, trabalhando principalmente coluna e cabeça, onde finalizamos com Reiki e Energização com Pedras!

SHIATSU: técnica de massagem que se baseia em conceitos da medicina oriental tradicional. O shiatsu visa reestabelecer o equilíbrio energético do organismo, aplicando pressão em determinados pontos, que integram canais energéticos ao longo do corpo.

REFLEXOLOGIA PODAL: a reflexologia é uma técnica de massagem nos pés que utiliza a pressão dos dedos em pontos específicos que estão conectados a órgãos e outras partes do corpo humano. É uma técnica que promove benefícios como relaxamento e bem estar.

LIMPEZA DE PELE: procedimento que visa remover cravos, espinhas, células mortas e outras impurezas da pele , naturais ou artificiais (pós, cremes, óleos, outros produtos de maquiagem, etc.), para deixá-la com um aspecto mais saudável .

STRIAT – TRATAMENTO PARA ESTRIAS: tratamento específico para estrias realizado com o STRIAT, um eletroestimulador gerador de corrente microgalvânica (em microampéres) para a técnica de eletrolifting com ou sem agulha.